Se você faz postagens nos Correios ou em transportadoras talvez já tenha notado a expressão ‘peso cúbico’ ou ‘peso cubado’. E talvez você já tenha até estranhado o fato de dois pacotes com o mesmo peso e mesmo destino terem preços diferentes.

Isso poderia acontecer devido à cubagem. Mas o que é isso?

Ao calcular o valor do frete as transportadoras consideram também o espaço que o pacote ocupa durante o transporte.

Ou seja: se você tem dois pacotes que pesam exatamente 2 quilos, um sendo menor e outro sendo maior, o pacote maior irá pagar um valor de frete maior para compensar o maior espaço ocupado durante o transporte.

A maioria dos produtos despachados acaba não acionando essa regra devido ao seu tamanho. Mas em produtos que são, de certa forma, desproporcionalmente grandes em relação ao seu peso, acabarão pagando esse frete maior.

Como lidar com isso no meu ecommerce?

É muito simples lidar com essa situação em seu ecommerce. Basta preencher as dimensões do produto, além do seu peso real. As dimensões a serem usadas são as dimensões da embalagem original do produto, ou as dimensões do produto em si.

Não se deve usar as dimensões da caixa onde o produto será despachado, pois o sistema não tem como saber que nesta caixa poderão ser despachadas mais de uma unidade do produto.

Dessa forma, essas dimensões serão somadas (se o cliente comprar múltiplos produtos) e comunicadas aos módulos de frete utilizados em sua loja, e com isso eles poderão determinar se será aplicada ou não a regra da cubagem. Com isso, o cálculo do frete será preciso e você não corre o risco de cobrar um frete abaixo do valor real.

E como funciona essa regra, afinal?

Cada transportadora possui o seu fator de cubagem mas para simplificar essa explicação vamos considerar o fator 6000 usado pelos Correios e pela maioria das transportadoras.

Para saber a cubagem basta multiplicar a largura, o comprimento e a altura do pacote, e então dividir por 6000. Se o peso cúbico for maior do que o peso real, considera-se o peso cúbico para cálculo do frete. Por exemplo:

Um pacote com 5 kg medindo 50 x 60 x 40 cm: 50*60*40 = 120.000 / 6.000 = 20. Considera-se 20 kg como o peso para fins de cálculo de frete.

Um pacote com 2 kg medindo 20 x 30 x 25 cm: 20*30*25 = 15.000 / 6.000 = 2,5. Considera-se 2,5 kg como o peso para fins de cálculo de frete.

Um pacote com 3 kg medindo 10 x 15 x 20 cm: 10*15*20 = 3.000 / 6.000 = 0,5. Considera-se 3 kg como o peso para fins de cálculo de frete.

Observe que este cálculo de cubagem é informativo. Não é necessário fazer estes cálculos para cadastrar os produtos em sua loja virtual. Ao cadastrar os produtos informando tanto o peso real quanto as dimensões, os módulos de frete realizarão este cálculo de cubagem automaticamente, já retornando o preço correto do frete.

Você deve, no entanto, realizar o cálculo de cubagem caso queira consultar manualmente uma tabela de fretes fornecida em PDF ou Excel pela sua transportadora.