Achei este interessante vídeo da professora de ensino fundamental Jane Elliott. Ela estudou o racismo durante muitos anos e conduziu experimentos interessantes para mostrar que racismo e ódio são coisas que são “ensinadas” às pessoas. O vídeo está em inglês mas segue abaixo a transcrição e tradução.

Apresentador: Porque odiamos?

Jane: Odiamos porque somos ensinados a odiar. Odiamos porque somos ignorantes. Somos o produto de pessoas ignorantes que aprenderam uma coisa ignorante, que é a que existem quatro ou cinco raças diferentes. Não existem quatro ou cinco raças diferentes, só existe uma raça na face da terra e todos nós somos membros dessa raça, que é a raça humana.

Mas nós separamos as pessoas em raças para que alguns pudessem se sentir superiores aos demais. Achamos que isso poderia funcionar, mas não funcionou, foi muito ruim para todos.

É hora de acabar com isso. Não existe gene para raça, não existe gene para intolerância, você não nasce sendo intolerante, você aprende a ser intolerante. E tudo que você aprende pode ser desaprendido.

É hora de desaprender a intolerância, é hora de acabar com isso e é melhor fazer isso rapidamente. Eu sou educadora e como educadora a minha missão é afastar as pessoas da ignorância, a ignorância de que você é melhor ou pior do que alguém com base na quantidade de pigmento na pele. A cor da pele não tem nada a ver com inteligência ou com o seu valor como um ser humano. É hora de acabar com isso.

Caso queira saber mais sobre a professora e as experiências que ela fez para chegar a estas conclusões, assista à entrevista abaixo que ela deu para a NBC. O vídeo tem legendas em inglês mas é possível usar a tradução automática para o português: